Parceria entre a Larco e o estúdio Nada se Leva completa uma década de criações que se tornaram clássicos do décor

Foi há 10 anos. De um lado, uma fábrica de estofados com vontade de lançar no mercado criações autorais e um recém criado estúdio de dois designers que queriam transformar sonhos em móveis e objetos desejados se encontraram e deram início a uma parceria que resultou em alguns clássicos do décor brasileiro. A Larco e a Nada se Leva comemoram em 2016 uma década da parceria que estabeleceu um novo marco no mobiliário de alto padrão produzido no Brasil, com a produção de peças com design autoral que ganharam reconhecimento de clientes e profissionais.

O estilo arrojado e inovador que nasceu dessa parceria se mostrou logo na primeira coleção, apresentada em uma caixa de joias no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). Foi uma forma de mostrar, com impacto, que um móvel pode ser belo, funcional e também um objeto de apreciação. “Foi a decolada para transformar uma empresa de estofafos em uma marca reconhecida nacionalmente pelo arrojo no design”, relembra Helio Vanelli, um dos fundadores da Larco e atualmente CEO da empresa.

Nesta década de inovação e referência no mobiliário brasileiro, a Larco ousou e apostou em coleções muito além dos estofados, trazendo mesas, aparadores, bancos e outros produtos que fazem parte do acervo de design autoral da marca. Os sofás Sofia e Larco (usar foto: Larco com recamie) foram o abre-alas das criações com referências próprias. O design moderno e lúdico dessas peças consagrou-as não só como utilitários, mas como um mobiliário para durar toda uma vida.

Destaque das coleções 

2009

Lux

Seguindo a tendência de apresentar as coleções em espaços inspiradores, o hotel Unique, projetado pelo celebrado arquiteto Ruy Ohtake, recebeu a exibição da linha 2009. O sofá Lux – com um desenho ao mesmo tempo clássico e contemporâneo, foi um dos destaques desse acervo.

2010

Darya

Foi lançada a terceira coleção da Larco, tendo como protagonistas os sofás Darya e Dom. Este último criado especialmente para ambientar na capital paulista o restaurante do badalado chef Alex Atala, o D.O.M.

2011

Lolita 06

A coleção do ano se destaca pelo sofá Lolita, referência clara a estética curvilínea das mulheres, e o Bauhaus, uma peça totalmente inusitada, suspensa por uma mão francesa de aço maciço.

2012

No ano seguinte, foi  vez das poltronas Marratxi, com inspiração na cultura marroquina e a Núcleo, um móvel confortável, aconchegante, mas com aparência totalmente futurista, roubarem a cena. Os tons vibrantes como o verde mar, azul petróleo, vermelho rubi e pink deram ainda mais personalidade ao desenho diferenciado das peças.

2013

Domo 3 lugares, 2 lugares chaise e puff

Esta coleção é marcada por um dos clássicos da Larco – o sofá Domo. Suas medidas generosas o fizeram um campeão de vendas. No mesmo ano foram criados o sofá Sector e o puff Afrique, inspirado nos bancos típicos da cultura africana.

2014

Ness

A geometria definiu o movimento do traço desta coleção, em que os criadores fizeram uma homenagem ao movimento do design Memphis, fundado pelo Ettore Sottsass, onde há uma  grande liberdade na exploração das cores e das formas. A mesa Loop e os sofás Ness e Byte também fazem parte desta coleção.

2015

Esta linha apresenta um misto de conforto, versatilidade e diversão. A mesa de jantar Louise, inspirada nas aranhas gigantes da artista plástica Louise Bourgeois, causa impacto não somente pela imponência, como também pelo seu desenho com pés facetados – passando a sensação de que irá se mover a qualquer momento.